quinta-feira, 21 de maio de 2009

Campanha LPDA: "COMO LIXO?! Transporte de Animais"


Com fome e com sede. Dezenas e dezenas de horas nas estradas e nas fronteiras. Animais amontoados num espaço exíguo. Com calor e falta de ar. Com medo, feridos, em total confusão e cansaço. É assim que chegam ao seu destino final – os matadouros – milhares e milhares de animais - cavalos, ovelhas, porcos e bovinos, transportados anualmente através da Europa.
O transporte de animais cruza todo o continente, maioritariamente por via terrestre, mas também por via aérea e marítima. Alguns países importam e exportam exactamente as mesmas espécies. Outros apenas importam animais vivos para que possam manter em pleno funcionamento os seus matadouros.
A sociedade europeia está cada vez mais consciente das longas distâncias percorridas pelos animais para abate, e cada vez mais se questiona acerca desta necessidade.

O que fazer?

1. Sempre que possível, exija e prefira os produtos animais cuja referência de produção contenha indicadores e garantias de minimizar o sofrimento dos animais.
2. Escreva ao Ministério da Agricultura e exprima o que sente em relação ao transporte de longo curso de animais para abate. Peça-lhe que tome as medidas necessárias para acabar com o mesmo.
3. Caso testemunhe alguma situação de aparente infracção aos requisitos legais, por favor contacte uma das seguintes entidades: o veterinário municipal local (através da Câmara Municipal correspondente), a Direcção Regional de Agricultura da zona, a Direcção Geral de Veterinária – Divisão de Serviços de Bem-Estar Animal (tel. 213239500) ou ainda a Guarda Nacional Republicana da zona. Qualquer uma destas entidades tem competência no controlo destas situações.

Sem comentários:

Enviar um comentário