quinta-feira, 28 de maio de 2009

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A História dos Patinhos Feios - NOVA VERSÃO!

Era uma vez dois patinhos irmãos que foram separados à nascença, sendo que cada um foi parar a um país diferente. Um foi viver para a China e o outro para a França.
O pato que foi viver para a China, foi capturado para ser utilizado num método de pesca nocturna, em que são usadas as aves piscatórias. Por isso, o nosso amigo pato, como uma excelente ave piscatória que é, passava as suas noites com seres humanos que lhe roubavam as suas belas refeições, que tanto lhe custava pescar, em prol de um negócio.
Enquanto o pato reunia esforços para pescar a sua refeição, os outros seres humanos "sacavam-lhe" o belo do peixinho da boca para o seu rendimento...
Com tanta cana de pesca jeitosa que há. E sabendo que o acto de pescar pode ser tão gratificante como ocupação de tempos livres. Não percebo!

Yangshou, China
Por outro lado, o pato emigrante na França foi parar a uma quinta que produzia a famosa iguaria: fois gras. Mas o que o pato não sabia é que o fois gras traduz-se no fígado inchado dos seus semelhantes, obtido através do método da alimentação forçada dos desgraçados. Ou seja, diariamente (e até várias vezes num dia!), um funil de mais de 40 cm de comprimento é empurrado pelo pescoço abaixo destas aves, contendo cereais e gordura, obrigando-os a ingerir enormes quantidades destas substâncias, que farão com que o fígado inche de gordura.
Curiosidade: Relatos impressionantes afirmam mesmo que as quantidades de comida ingeridas equivalem a cerca de 12 kg de esparguete para um ser humano (!!!!)
No entanto, não quero prolongar-me muito mais, porque já se consegue ter a mínima ideia da agonia que deve ser, pois todos nós já ingerimos comida em excesso e sabemos o mal-estar que isso provoca.
Enfim! Mas esta história quer um "happy ending"... que para triste já basta o relato de um dia na vida do nosso amigo na França. Ele conseguiu safar-se, depois de ter passado um dia a engolir as doses industriais e foi fazer a vida dele para outro lado.
Moral da história:
Não há direitos!
Que triste fado o destes patos... Se por um lado se aproveitam deles para lhes retirarem o que eles querem, de livre e inteira vontade, comer, por outro lado, obrigam-nos a comer, desmesuradamente, aquilo que os outros entendem que eles devem comer...
Não há moral.

Parabéns Ivete!!

Pelo teu 37º aniversário e pela tua celulite!
Mostra-lhes como é!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

"You gotta give'em hope!"

Mary Cassat, "A Pintora Americana"

"Woman with a pearl necklace in a loge" (1879)

"Summertime" (1894)


"Young Thomas"

Faz hoje 165 anos do seu nascimento.
Pintora impressionista.
Curiosidade: Foi casada com Degas.

Dia Mundial da Biodiversidade






quinta-feira, 21 de maio de 2009

Campanha LPDA: "COMO LIXO?! Transporte de Animais"


Com fome e com sede. Dezenas e dezenas de horas nas estradas e nas fronteiras. Animais amontoados num espaço exíguo. Com calor e falta de ar. Com medo, feridos, em total confusão e cansaço. É assim que chegam ao seu destino final – os matadouros – milhares e milhares de animais - cavalos, ovelhas, porcos e bovinos, transportados anualmente através da Europa.
O transporte de animais cruza todo o continente, maioritariamente por via terrestre, mas também por via aérea e marítima. Alguns países importam e exportam exactamente as mesmas espécies. Outros apenas importam animais vivos para que possam manter em pleno funcionamento os seus matadouros.
A sociedade europeia está cada vez mais consciente das longas distâncias percorridas pelos animais para abate, e cada vez mais se questiona acerca desta necessidade.

O que fazer?

1. Sempre que possível, exija e prefira os produtos animais cuja referência de produção contenha indicadores e garantias de minimizar o sofrimento dos animais.
2. Escreva ao Ministério da Agricultura e exprima o que sente em relação ao transporte de longo curso de animais para abate. Peça-lhe que tome as medidas necessárias para acabar com o mesmo.
3. Caso testemunhe alguma situação de aparente infracção aos requisitos legais, por favor contacte uma das seguintes entidades: o veterinário municipal local (através da Câmara Municipal correspondente), a Direcção Regional de Agricultura da zona, a Direcção Geral de Veterinária – Divisão de Serviços de Bem-Estar Animal (tel. 213239500) ou ainda a Guarda Nacional Republicana da zona. Qualquer uma destas entidades tem competência no controlo destas situações.

Há 165 anos nascia Henri Rousseau

Pintor francês auto-didacta do movimento moderno pós-impressionismo.
O termo Arte Naïf foi pela primeira vez utilizado, no virar do século XIX, para identificar a obra de Henri Rousseau.
Obra criticada por vários seus contemporâneos, muitos não achavam lá muita piada "aquilo".
Porquê? Um gajo não pode ter jeito prá coisa e pincelar da maneira que quer?
Das muitas obras da sua autoria, seleccionei "The Dream", por nenhuma razão em especial, mas porque apreciei.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Farófias (com leite condensado!!!!!)


















Precisamos de:
leite condensado (1 lata)
leite (a mesma medida de leite condensado)
água (4 dl)
ovos (4)
açúcar (4 colheres de sopa)
baunilha (1 colher de café)
1/2 limão (raspa)
canela

Preparação:
Misturar o leite condensado, o leite e a água. Levar ao lume, deixar ferver e diminuir a intensidade do lume. Entretanto, bater as claras em castelo e juntar aos poucos o açúcar, até as claras ficarem bem firmes. Com a ajuda de 2 colheres de sopa deitar na mistura anterior uma pequena porção das claras e deixar ferver, lentamente, durante 2 minutos. Virar, com uma espumadeira, para cozinhar do outro lado. Retirar as farófias, deixar escorrer bem o leite e colocá-las numa taça grande. À parte, misturar as gemas com um pouco de leite e baunilha e mexer bem. Deitar esta mistura no leite que sobrou, fora do lume, mexendo sempre, para evitar que talhe. Por fim, levar, novamente, a lume brando, sem parar de mexer com uma colher de pau, até ficar um creme aveludado. Juntar a raspa de meio limão. Deitar o creme sobre as farófias e levar ao frigorífico, para as servir frescas.
Polvilhar com canela.


Fonte: "Doces e Companhia"

Dia da Restauração da Independência de um dos países mais jovens do mundo

Apesar da Declaração de Independência ter sido proclamada em 1975, altura em que deixou de ser uma colónia de Portugal, foi invadido pela Indonésia pouco tempo depois. Desta forma, Timor foi considerado pelos invasores como a sua 27.ª província.
Depois de anos debaixo de uma política de genocídio por parte da Indonésia, foram acontecendo diversos factos históricos que fizeram com que Timor aumentasse a pressão para que a independência emergisse.
Em 2002, as eleições consagraram Xanana Gusmão como o novo presidente timorense e, em 20 de Maio, tornou-se totalmente independente - designado República Democrática de Timor-Leste.